FIQUE POR DENTRO
GLAUBER DEPUTADO FEDERAL
+
  NA IMPRENSA
 
Congresso Nacional cria Comissão Especial para tratar das tragédias climáticas no Brasil
Jornal Nova Imprensa Veja a matéria no link: http://www.novaimprensa.com.br/impressao_noticia.php?id=1445
 
 
 
No final da tarde de terça-feira, 8, foi criada no Congresso Nacional uma Comissão Especial que vai tratar das tragédias climáticas no país. O objetivo é avaliar o ocorrido na região serrana no inicio de janeiro deste ano, buscar soluções de curto, médio e longo prazo e evitar novas catástrofes no Brasil.

O relator da Comissão é o deputado federal Glauber Braga, que é morador de Nova Friburgo, um dos municípios mais atingidos pela catástrofe. O parlamentar vai receber todos os projetos de lei que envolvem desastres naturais que tramitam na casa para buscar soluções profundas. Além disso, ele já está buscando técnicos capacitados em todo o país para fazer estudos detalhados nas áreas atingidas, para que a situação da região serrana sirva de instrumento para evitar novos danos em outras regiões do Brasil.
 
O ponto de partida de informações para essa comissão será o tripé relacionando parlamento, técnicos e comunidades. O deputado federal pretende ouvir a população das áreas atingidas para saber o que essas pessoas passaram, o que e como aconteceu em cada local, o que mais assustou e surpreendeu essas pessoas, as maiores dificuldades e quais as soluções que eles vêem para o momento. As informações obtidas junto às comunidade serão cruzadas com os dados dos técnicos, permitindo a emissão de relatórios detalhados para serem apresentados em Brasília. “Os estudos técnicos vão nos nortear, mas eu acho fundamental ouvir os moradores. São eles que vão nos dar detalhes do ocorrido. A minha forma de trabalhar sempre foi ouvindo as pessoas e agora não vai ser diferente. Cada depoimento vai ser importante para os relatórios”, afirmou Glauber.

Essa Comissão Especial foi criada e anunciada pelo presidente da Câmara, Marcos Maia, após reivindicações de alguns parlamentares.
 

Comissão Externa vai ajudar a Comissão Especial

Outra medida do Congresso Nacional para dar assistência à região serrana do Rio de Janeiro é a reedição de uma Comissão Externa. O deputado federal Glauber levou a debate a importância de alguns parlamentares visitarem a região serrana do Rio para ver de perto os estragos após a catástrofe e fiscalizar os recursos recebidos pelos municípios atingidos.

A comitiva deve ser definida nos próximos dias e em seguida os deputados federais viajam junto com Glauber para a Serra. “É muito importante que os meus colegas vejam de perto o que a população está passando. Esses relatórios vão ser de suma importância para a Comissão Especial. A percepção de cada Parlamentar vai ser levada a debate. Temos que unir forças para reconstruir as cidades atingidas, buscar soluções e ter conhecimento para evitar novas tragédias”, complementou Glauber.
 
 
Glauber Braga
Avenida Comte Bittencourt, 38
Centro - Nova Friburgo/RJ (22) 2522-3632
contato@glauberbraga.com.br