FIQUE POR DENTRO
GLAUBER DEPUTADO FEDERAL
+
  NA IMPRENSA
 
Linha de crédito do BNDES em discussão
Jornal Nova Imprensa Veja a matéria no link: http://www.novaimprensa.com.br/impressao_noticia.php?id=1577
 
 
 

Quase dois meses após a tragédia da região serrana, Nova Friburgo começou a reconstrução e a recuperar a economia da cidade tornou-se essencial. Foi pensando nisso que o BNDES aprovou uma linha de crédito de capital de giro e projetos de financiamento para os empresários da região recuperarem as empresas prejudicadas pelo temporal. Mas nem tudo saiu como o planejado e o empresariado tem encontrado dificuldades para a liberação do dinheiro perante os agentes financeiros, ou seja, os bancos da cidade. Foi pensando em agilizar esse processo que o deputado federal Glauber Braga se reuniu com representantes das mais diversas instituições financeiras na sexta-feira, 4. Na reunião estiveram presentes gerentes de todos os bancos de Nova Friburgo, com a exceção do banco Itaú.


A reunião se iniciou com os representantes dos bancos apresentando números do dinheiro do BNDES já repassado aos empresários locais e uma explicação sobre o procedimento de cada banco para liberar esse dinheiro. Em seguida, o deputado Glauber questionou os agentes sobre a demora para liberar esse dinheiro. Os empresários destacaram que as dificuldades se devem a inúmeros fatores.

Primeiro eles declararam que levam em conta o relacionamento existente do cliente com o banco e se eles honram seus compromissos com a instituição. Além disso, eles alegaram que a demanda aumentou, pois mesmo quem não teve perdas físicas foi afetado e necessita desse dinheiro. Outro problema apontado é a exigência de documentos, que está dentro de normas e não podem ser alteradas. Se os agentes não pedirem a documentação correta, podendo ser penalizados pela União. Eles destacaram ainda que além destas exigências os bancos pedem mais alguns documentos de acordo com a política interna.

Todavia os agentes bancários foram orientados pelo deputado a serem flexíveis no mento de realizarem os repasses e ressaltaram que dentre de quinze dias, o repasse irá acontecer de forma mais rápida e tranquila. Os gerentes afirmaram ainda que os empresários que estão em dia com a documentação não terão problemas para receber o dinheiro requerido.

Ao final da reunião, Glauber Braga se comprometeu a batalhar pela flexibilização das leis de fiscalização relacionadas aos repasses de dinheiro do BNDES e a procurar os presidentes dos bancos para que estes também diminuam as exigências. Os representantes, por sua vez, pediram um tempo para avaliar o andamento destes repasses após o Carnaval e ficaram de marcar outra reunião com o deputado visando a liberação mais ágil dos empréstimos, fazendo com que o dinheiro do BNDES chegue a todos os empresários locais que necessitam dos recursos para pagar contas e o salário dos empregados.
 
 
 
 
Glauber Braga
Avenida Comte Bittencourt, 38
Centro - Nova Friburgo/RJ (22) 2522-3632
contato@glauberbraga.com.br