FIQUE POR DENTRO
GLAUBER DEPUTADO FEDERAL
+
  NA IMPRENSA
 
Caixa Econômica Federal deve abrir linhas de crédito especiais para reconstrução da Região Serrana
Publicado em 11/02/2011 Jornal Nova Imprensa Veja a matéria no link: http://www.novaimprensa.com.br/1465-caixa-economica-federal-deve-abrir-linhas-de-credito-especiais-para-reconstrucao-da-regiao-serrana.html
 
 
 

O deputado federal Glauber Braga, durante reunião realizada nesta quarta-feira, 9, com o superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Elício Lima, reivindicou a disponibilização de linhas de crédito facilitadas, destinadas à aquisição de materiais de construção para os moradores da região serrana do Rio de Janeiro, que sofreu com as fortes chuvas e deslizamentos no início do ano.

Segundo Glauber, a liberação do crédito junto à Caixa deverá estar atrelada à apresentação de laudo da Defesa Civil com a liberação do local de reconstrução para moradia. "Dessa forma, evitaremos que as pessoas retornem aos locais que estão condenados pelas autoridades".

Os microempreendedores individuais e as empresas localizadas nas cidades atingidas já contam com apoio financeiro facilitado. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou R$ 400 milhões em crédito que poderá ser utilizado como capital de giro e em investimentos, a juros baixos e prazo de pagamento estendido.

O deputado afirmou que a demanda agora é pela reconstrução das casas afetadas. Ele explicou que existe um número grande de moradias que foram danificadas, mas que serão liberadas pela Defesa Civil após a execução de obras pontuais. "Se o morador construir um muro ou refizer determinada parede, por exemplo, terá autorização para retornar à sua residência", afirma. Glauber lembrou que é grande a dificuldade de se encontrar imóveis disponíveis nesses municípios. "Mesmo com a liberação do aluguel social por parte do Governo Federal, as pessoas estão com dificuldades em conseguir imóveis para alugar", comenta.

O superintendente da Caixa explicou que o Banco dispõe de créditos específicos para a construção, com facilidades de financiamento, e sugeriu que sejam feitas reuniões de esclarecimentos com a população das cidades atingidas. "Podemos também organizar uma forma de atendimento diferenciado, com horários mais flexíveis, além da utilização dos postos móveis presentes na região", acrescenta.

Até o final da semana, a Caixa irá apresentar um levantamento contendo as linhas de créditos já disponíveis para atender à população afetada. Também deverão ser apresentadas novas possibilidades de financiamentos para casos emergências, como este da região serrana do Rio de Janeiro.

 
 
Glauber Braga
Avenida Comte Bittencourt, 38
Centro - Nova Friburgo/RJ (22) 2522-3632
contato@glauberbraga.com.br