FIQUE POR DENTRO
GLAUBER DEPUTADO FEDERAL
+
  NOTÍCIAS
 
Dois Brasileiros, em missão em Washington, pela libertação dos 4 Cubanos
O Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ) e o escritor Fernando Morais, autor do livro que conta a história desses Cubanos – Os últimos Soldados da Guerra Fria e também de Olga, Chatô: o rei do Brasil; Corações Sujos; A Ilha e Cem Quilos de Ouro, foram para Washington, em uma missão para sensibilizar o Parlamento Americano pela libertação de 4 Cubanos presos há cerca de 15 anos, por acusação de espionagem.
 
 

Durante os dias 02 e 05 de junho, foram realizadas reuniões no Parlamento Americano, atividades culturais, eventos públicos com a participação de Deputados, Senadores, Personalidades, Sindicalistas, Militantes e Simpatizantes a libertação dos Cubanos de todo o mundo. O objetivo é lutar pelo combate a violação dos direitos humanos.

Em 1998, o FBI prendeu cinco cubanos radicados em território norte-americano sob a acusação de espionagem. Durante 17 meses, sem que fossem levados a julgamento, foram mantidos em celas solitárias. Em dezembro de 2001, o Tribunal de Miami condenou Gerardo Hernández a duas prisões perpétuas mais 15 anos; Antonio Guerrero à prisão perpétua mais 10 anos; Ramón Labañino à prisão perpétua mais 18 anos; Fernando González a 19 anos e René González a 15 anos. Desde então, seus advogados de defesa tentam por apelação um novo julgamento fora de Miami onde se encontra a máfia cubano-americana que podem ter influenciado nas decisões do júri e da juíza, além de manter uma ferrenha campanha pela mídia.

Acusados de atentar contra a segurança nacional dos Estados Unidos, os cubanos tinham como missão descobrir planos de ataques contra Cuba, organizados em território estadunidense e com o aval do governo, que ocorrem desde o Triunfo da Revolução Cubana, em 1959. Em todo o mundo há comitês de luta pela libertação dos cinco cubanos, presos em pontos distantes dos Estados Unidos.

Em maio de 2011, René González que tem dupla cidadania - americana e cubana -, foi solto, mais pela justiça americana, ele ainda precisava passar três anos em liberdade supervisionada nos EUA antes de poder voltar para Cuba.  No mês passado, René renunciou a sua cidadania estadunidense e ganhou nos Tribunais o direito de cumprir o tempo restante de sua liberdade condicional em Cuba.

Agenda de trabalho

Glauber e Fernando participaram de reuniões com diversas lideranças políticas. Entre os Deputados Americanos, alguns se mostraram sensíveis a acompanhar o caso dos Cubanos e levar a situação ao Presidente Barack Obama, entre eles estão: Yvette Clarke, Bobby Lee Rush, John Raymond Garamendi, Maxine Waters, John James Conyers e Emanuel Cleaver.

 

Na tarde de ontem (04), Glauber entregou pessoalmente a Deputada Yvette Clarke, as cartas encaminhadas ao presidente Obama, para que essa injustiça seja desfeita. “É importante os parlamentares terem acesso aos documentos encaminhados a Presidência, para que o próprio Capitolio (Parlamento Americano), abra o debate sobre o assunto no plenário”, explicou Glauber.

 

Outro compromisso importante do Deputado Brasileiro, foi uma áudio-conferência, com o Cubano René González que em maio de 2011, foi solto em liberdade supervisionada pelos EUA e que depois de renunciar a sua cidadania estadunidense, ganhou nos Tribunais o direito de cumprir o tempo restante de sua liberdade condicional em Cuba. “A conversa com René me emocionou muito. Ele fez uma clara explanação das injustiças cometidas e disse que enquanto tiver um dos 5 Cubanos presos, todos eles vão estar encarcerados”, afirmou Glauber.

Glauber retorna para o Brasil no final do dia, mas afirma que a luta pela libertação dos Cubanos continua: “O que nós fizemos foi uma agenda de trabalho para sensibilizar os Parlamentares Americanos. Agora, a mobilização mundial continua pela libertação dos Cubanos. Volto a dizer que a minha participação nessa missão é um símbolo para que a gente também lute pela justiça igualitária no Brasil e em todo o mundo. A minha defesa é que todos tenham as mesmas oportunidades e direitos”, concluiu Glauber.

 

 

 
 
Deixe seu comentário
Nome
Comentário
 
Glauber Braga
Avenida Comte Bittencourt, 38
Centro - Nova Friburgo/RJ (22) 2522-3632
contato@glauberbraga.com.br