FIQUE POR DENTRO
GLAUBER DEPUTADO FEDERAL
+
  NOTÍCIAS
 
Faculdade de Medicina em Nova Friburgo ľ mais um importante passo foi dado!
 
 

Na tarde dessa quarta-feira (30), o Deputado Federal Glauber Braga (PSB/RJ) e o Senador Lindbergh Farias (PT/RJ), estiveram com o Reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Salles, em Brasília. A pauta da reunião foi tratar de um sonho antigo dos Friburguenses: a implantação de uma Faculdade de Medicina na cidade.

 

Glauber reforçou a importância de ampliar os cursos da UFF em Nova Friburgo, principalmente trazer o de Medicina. “Nova Friburgo é o pólo de todo uma Região. A ampliação dos cursos vai ser importante para a qualificação profissional e também para fomentar a economia. Estou nessa batalha desde 2009 porque acredito realmente nessa ideia”, explicou Glauber

 

O Senador Lidbergh, colocou-se à disposição para auxiliar, no que for necessário. O Reitor da UFF demonstrou total interesse no projeto, mas reafirmou que para isso acontecer, é necessário uma parceria entre a Universidade, a prefeitura e Governo Federal.

 

 

Entenda o caso

 

Desde 2009, o Deputado Glauber batalha para isso. Inclusive, a sugestão do Parlamentar sempre foi utilizar o prédio da Fábrica Ypú para essa finalidade. Para isso, é necessária a anistia da dívida de IPTU do imóvel. Glauber procurou a direção da Universidade Federal Fluminense e a Procuradoria da Fazenda para levar essa sugestão, que foi acolhida por eles.

 

Em 2010, o Deputado foi ao Ministério da Fazenda, da Educação e da Saúde para pedir apoio ao Governo Federal para o projeto. Todos os órgãos foram categóricos em dizer que as negociações só avançariam com o perdão da divida do IPTU do imóvel, por parte do município.

 

Em 2011, Glauber conversou pessoalmente sobre esse assunto com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com os Vereadores de Nova Friburgo e com o prefeito interino na época, Dermeval Barbosa Neto. Glauber pediu que a prefeitura enviasse o projeto de lei de anistia do imposto para a Câmara de Vereadores.

 

Em 2012, coma saída de Dermeval da prefeitura e a entrada de Sérgio Xavier, Glauber procurou novamente o apoio do poder executivo municipal para o envio do projeto para o legislativo. O Deputado Socialista também trouxe a Nova Friburgo uma comitiva da UFF para conhecer o espaço da fábrica Ypú.

 

Como o projeto de lei de anistia do IPTU não foi enviado para a Câmara de Vereadores, em janeiro desse ano, Glauber procurou o prefeito Rogério Cabral e reforçou o pedido mais uma vez. Em março, o Parlamentar foi à Casa do Legislativo Friburguense e pediu o apoio dos Vereadores para que quando esse projeto chegar para votação, ele possa ser aprovado em regime de urgência.

 

A expectativa do Deputado Glauber é que Nova Friburgo consiga realizar esse sonho em breve: “Estamos desde 2009 percorrendo todos os caminhos possíveis para transformar esse projeto em realidade. Fico feliz que a nossa iniciativa tenha ganhado adeptos e se fortalecido. Precisamos agora, que a prefeitura envie o Projeto de Lei sobre a anistia do IPTU para a Câmara e os Vereadores aprovem. Com esses documentos nas mãos, vamos poder batalhar de forma mais concreta em Brasília”, finalizou Glauber.

 

 
 
Deixe seu comentário
Nome
Comentário
 
Glauber Braga
Avenida Comte Bittencourt, 38
Centro - Nova Friburgo/RJ (22) 2522-3632
contato@glauberbraga.com.br