Últimas Notícias

Pela revogação da "Reforma" do Ensino Médio

Assine o nosso abaixo-assinado!

Aprovada em 2017 pelo governo de Michel Temer e implantada em 2022 pelo governo da extrema-direita de Bolsonaro, a “reforma” do ensino médio trouxe um cenário de sobrecarga e desvio da habilitação dos professores e o empobrecimento do conhecimento dos estudantes. Além disso, com a obrigatoriedade de apenas duas disciplinas, português e matemática, a formação dos estudantes fica prejudicada, o pensamento crítico perseguido e a noção de mundo empobrecida.

Não há justificativa na retirada de disciplinas como filosofia e sociologia da grade curricular do ensino médio. Isso é uma forma de podar o pensamento crítico de estudantes.

Esse NEM – “Novo Ensino Médio” traz aos alunos formações precárias com cursos de curta duração e aulas por videoconferência, o que é um absurdo no cenário atual, pois a experiência com o ensino remoto emergencial durante a pandemia de covid-19 demonstrou a imensa exclusão digital da maioria da população brasileira, além de dificultar a troca entre professores e estudantes.

Enfatizamos que a comunidade escolar não foi consultada no momento de criação da lei, demonstrando que é uma reforma antidemocrática. É preciso revogá-la e construir um projeto de educação que garanta o processo de democratização, acesso e permanência, qualidade e informação para nossa juventude. O conhecimento é resultado de um processo coletivo e a sociedade só avança quando o conteúdo não é excludente.

Por isso, convidamos você a assinar este abaixo-assinado pela revogação da “reforma” do ensino médio. Assine, compartilhe e some nesta luta conosco.

Copyright © 2024 - Glauber Braga - Todos os direitos reservados. Agência de Publicidade