Últimas Notícias

Lançada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária

Foi lançada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária. Glauber é o autor do requerimento para a criação desse grupo. Estiveram presentes diversos Deputadas e Deputados Federais, Senadoras e Senadores, representantes da sociedade civil e organizações sociais.

O objetivo dessa Frente é debater e lutar pelo desenvolvimento da Economia Solidária no nosso país.

É importante destacar que a Economia Solidária ocorre no mundo todo e diz respeito a produção, consumo e distribuição de riqueza produzida na sociedade. Sua base são os empreendimentos coletivos (associações, cooperativas, grupo informal e sociedade mercantil). A Economia Solidária compreende diferentes tipos de empresas, associações voluntárias com o fim de proporcionar a seus associados benefícios econômicos. A mais importante destas carências é a pobreza que, a grosso modo, decorre da falta de oportunidade de participar do processo de produção social e econômica.

No Brasil, a Economia Solidária foi introduzida na década de 1980 num contexto similar ao vivido hoje de crise econômica e desemprego. O movimento logo se expandiu e hoje se estima que projetos ligados a Economia Solidária sejam responsáveis por movimentar na economia brasileira cerca de 3% do PIB, contando com mais de 30 mil empreendimentos solidários em diversos setores – com destaque para a agricultura familiar – gerando renda para mais de 2 milhões de pessoas.

É nesse contexto que a Economia Solidária se apresenta como uma alternativa para geração de trabalho e renda, trazendo novas possibilidades de produção, vendas, trocas e distribuição. É a partir das fragilidades do atual modelo que se constrói um ambiente favorável à luta contra as desigualdades sociais e o desemprego.

É preciso garantir condições para que as cooperativas, entidades de cunho associativo, sem fins lucrativos, que constituem a Economia Solidária tenham estrutura adequada para suas devidas funcionalidades.

Falaremos muito mais sobres isso aqui!

 

Copyright © 2019 - Glauber Braga - Todos os direitos reservados. Designtec